terça-feira, 27 de março de 2012

SEJAM BEM VINDOS

No dia 25 de janeiro de 2012 iniciaram-se os trabalhos na Escola Municipal de Educação Infantil Margaridinha. As crianças foram muito bem recebidas com palavras de carinho, com abraços, com beijos e muito colo. É importante que neste momento de adaptação em um lugar diferente, os professores e monitores estejam esperando seus alunos de braços abertos e que os pais se sintam seguros em deixá-los em companhia das novas monitoras e professoras entendendo que neste lugar, ocorrerão experiências importantes para o desenvolvimento dos seus filhos.

            Nós, que estamos envolvidos neste meio, precisamos também aproveitar estas mudanças para buscar conhecimentos sobre este lugar no qual trabalhamos e deixamos nossos filhos. Lugar, que passou no decorrer da história por diversas concepções, criações, interesses, inovações e reivindicações. Lugar que surgiu a partir de mudanças econômicas, políticas e sociais que ocorreram na sociedade em que fazemos parte, e que há pouco tempo começou a ser valorizado e olhado com outros olhos.

            E é com estes outros olhos que nós da EMEI Margaridinha desejamos promover nossos trabalhos mais este ano, trazendo aos nossos alunos a importância do cuidar, do dar atenção, do brincar, do educar, do ensinar e do desenvolver brincando. Sabemos que as crianças da educação infantil necessitam de todos estes benefícios e a partir deles que conseguirão entender, valorizar e mudar este mundo que os cerca como também viver em uma sociedade sabendo respeitar a individualidade e a cultura do outro. Desejando assim, a todos um SEJA BEM VINDO como podemos ver nas portas das salas da EMEI Margaridinha.

Texto: Viviane Sauthier

quinta-feira, 15 de março de 2012

FORMATURA NA EMEI MARGARIDINHA

No dia 21 de dezembro aconteceu a formatura dos alunos do Jardim A e do jardim B da Escola Municipal de Educação Infantil Margaridinha, das professoras Lia, Neiva, Viviane, Veranice e Daniele. Foi a primeira formatura que a EMEI Margaridinha realizou. Foi uma proposta desafiante que trouxe muitos aprendizados e alegrias para todos os envolvidos. Esta formatura foi um momento especial, no qual as crianças se sentiam felizes em alcançar esta etapa importante na vida deles, os pais se emocionaram e as professoras se orgulharam.

É importante colocar neste momento que a educação infantil proporciona aos alunos o desenvolvimento de muitos valores, os quais eles levarão para sua vida, como respeito, amor, amizade, atenção, solidariedade, cooperação, harmonia, participação, criticidade e autonomia. E neste dia tão especial pedimos para que as crianças não se esquecerem destes  valores e dos momentos especiais que nos marcaram e que proporcionaram trocas de aprendizagens.

Portanto, desejamos a todos os formandos muita alegria e prosperidade em suas vidas de educando e esperamos que aconteçam muitas outras formaturas na vida de vocês, para que todas nós educadoras possamos sentir que nossos objetivos de ver vocês crescerem e conseguirem realizar seus sonhos se tornem realidade.

Texto:Viviane Sauthier






















VANTAGENS DE SER PROFESSOR

VANTAGENS DE SER PROFESSOR






Como tudo na vida, ser professor tem suas vantagens e desbantagens. Já que todos sabem as desvantagens - de cor e salteado -, vou escrever sobre as vantagens de realizar o belo trabalho de contribuir para a formação dos homens do futuro.

Para começo de reflexão, se você quer ver alguma vantagem em ser professor, precisa fazer ou ter feito esta escolha por vocação, jamais por status ou por dinheiro. Se este é o seu caso, provavelmente, concordará comigo em vários pontos:

• ao ensinar nós também aprendemos e nos atualizamos todos os dias;

• convivemos com alunos de diferentes faixas etárias e adquirimos mais experiência em tempo Record;

• somos pontes e fontes, ao mediar o conhecimento, além de ajudarmos a construir um mundo mais justo e solidário de pessoas conscientes, críticas e que reivindicam seus direitos;

• ao ministrarmos aulas, podemos conquistar o respeito, a amizade e a admiração dos nossos alunos para o resto da vida;

• temos amigos nos mais diferentes setores da sociedade. É bastante comum encontrarmos alunos e ex-alunos que, na maioria das vezes, nos recebem com um sorriso de satisfação e relembram, com saudade, o tempo passado nos bancos escolares – isto é significante;

• vez por outra, somos surpreendidos com gestos de carinho e gratidão que fazem nossa autoestima ir às alturas;

• e depois da missão cumprida, de ambas as partes, sentimos prazer e alegria ao vê-lo brilhando. Sabermos que temos uma parcela de contribuições no seu êxito é impagável. Este resultado concreto do nosso trabalho é uma prova da relevância desta profissão.

Fonte: blog: O mundo de Josselene