quarta-feira, 16 de março de 2011

Criando e Recriando

CRIANDO E RECRIANDO



PERÍODO: MARÇO

JARDIM: B TARDE

PROFESSORA: Veranice Maria Wolf


JUSTIFICATIVA:
É importante que a criança tenha os primeiros contatos com a leitura em sua face de letramento de forma contextualizada, interdisciplinar e transdisciplinar desde que nesse processo seja respeitada a sua faixa etária. Nesse sentido propomos introduzir o estudo das letras A, B, C, redimensioná-las com a temática, números 0, 1, 2, 3, trabalhando a quantificação e a comparação com as crianças.



“A Infância é, pois, a aprendizagem necessária para se chegar á idade adulta”. A criança não cresce apenas; é necessário dizer que ela se torna grande pelo jogo. Em outras palavras, por ser o brincar essencial ao desenvolvimento do ser humano é importante que todas as crianças brinquem. (Anais-Congresso Nacional das APAES, junho de 2001).

OBJETIVOS:
Introduzir, trabalhar e consolidar as letras A, B C (fonema/escrita).

Desenvolver a consciência ética em relação aos valores, á cidadania, as regras de convivência dentro e fora da escola.

Estimular á observação, socialização das ideias e interação com todos os membros do grupo, desenvolvendo compreensão critica da realidade através do ontem, hoje e amanhã.

Incentivar atividades de grupo por meio de brincadeiras, desenvolvendo a imaginação, integração e coleguismo.

Estimular e desenvolver de forma gradativa as atividades com praticas de leitura diariamente na vida das crianças, para que elas desenvolvam o gosto pela leitura.

Desenvolver a coordenação motora fina, atenção, interesse e agilidade ao realizar trabalhos com tesoura, massa de modelar, pintura...

Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade, equilíbrio, concentração, atenção e lateralidade.

Desenvolver a atenção, interesse e concentração ao assistir o filme participando com alegria e entusiasmo da roda de conversa, expressando sentimentos e emoções.

Promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças, professora e profissionais da escola.

Explorar, ampliar, familiarizar e oportunizar a criança na construção de seu conhecimento progressivamente através do movimento plástico e estético do corpo com seus gestos, posturas e ritmos que utilizamos para nos expressar de maneira prazerosa.

ATIVIDADES:

HISTÓRIA: A Margarida Friorenta

Livro: Batalhão das letras

Discriminação da letra A, B e C.

Leitura de imagens seguida de interpretação coletiva

Noção de quantidade e escrita dos numerais 1,2 e 3

Atividades no caderno, construindo a noção de espaço, escrita.

Roda de conversa

Brincadeiras coordenadas e livres

Entonação, ritmo e dramatização a partir de músicas.

Teatro: Margarida Friorenta

Música: Onde está a Margarida

Cantigas de roda

Hora do conto: Margariteca

Pingo das letras e números

Jogos pedagógicos

Brincadeiras de roda

Cinema: Filmes educativos

Atividades com massa de modelar

Educação física

Recorte, colagem e pintura.

Confecção da flor Margarida para entrega os pais ou responsáveis na reunião de pais por turma.

AVALIAÇÃO:

A avaliação realizara se mediante acompanhamento nas atividades diárias, registro no caderno de planejamento, através de observações, relatos das crianças e execução das atividades propostas.

CULMINÂNCIA:

Apresentação do teatro da história: Margarida Friorenta na Quinta Cultural.



“A criança aprende muito ao brincar”. O que aparentemente ela faz apenas para distrair-se ou gastar energia é na realidade uma importante ferramenta para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional, social, psicológico (Wallon 1979, p.45).



Bibliografia:

Anais – Congresso Nacional das APAES , JUNHO 2001

WALLON, Henri. Do Acto ao Pensamento. Lisboa: Morais, 1979, p.45.

sexta-feira, 11 de março de 2011

PROJETO FEVEREIRO
PINTANDO O SETE COM OS SETE ANÕES

ESCOLA: EMEI MARGARIDINHA
EDUCADORA: VIVIANE SAUTHIER
TURMA: JARDIM A
PERÍODO: UM MÊS
APRESENTAÇÃO DO PROJETO: NESTE INÍCIO DE ANO GOSTARIA DE INCENTIVAR A CRIANÇA A SE PERCEBER COMO UM SER COM SENTIMENTOS, VONTADES, ESCOLHAS, LIMITES E QUE ESTÁ EM CONSTANTE MUDANÇA EM UM AMBIENTE SOCIAL ESCOLAR, RESOLVI APRESENTÁ-LOS A HISTÓRIA DA BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES, POIS NELA PODEREI TRABALHAR VÁRIOS SENTIMENTOS COMO AMOR, AMIZADE, MALDADE, AUTORIDADE, BRAVEZA, AJUDA... ATRAVÉS DA HISTÓRIA BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES OS ALUNOS PODERÃO INICIAR AS ATIVIDADES DO ANO CONHECENDO SUAS CARACTERÍSTICAS E SENTIMENTOS E A DOS COLEGAS, RELACIONANDO-AS E COMPARANDO-AS COM AS DOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA, PERCEBENDO CERTAS ATITUDES E VALORES, COMO TAMBÉM, CRIANDO E FAZENDO ATIVIDADES ARTÍSTICAS EXPLORANDO PARTES DO CORPO PERCEBENDO A IMPORTÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DOS MESMOS.
PERSONAGENS: BRANCA DE NEVE, PRÍNCIPE, BRUXA, DUNGA, ATCHIM, DENGOSO, MESTRE, ZANGADO, FELIZ, SONECA.
OBJETIVOS:
*      LEMBRAR DA HISTÓRIA DA BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES.
*      DESENVOLVER O INTERESSE PELA LEITURA OU POR OUVIR O GENÊRO LITERÁRIO.
*      DESENVOLVER A CAPACIDADE DE RECONTAR O CONTO RECUPERANDO A SEQUENCIA LÓGICO TEMPORAL DOS ACONTECIMENTOS.
*      PLANEJAR E EXECUTAR TAREFAS EM GRUPO.
*      COMPARTILHAR MOMENTOS VIVIDOS DURANTE AS FÉRIAS COM OS AMIGOS E PROFESSORES.
*      EXPRESSAR-SE SOBRE O QUE GOSTARIA QUE FOSSE DIFERENTE NESTE ANO.
*      DESPERTAR O GOSTO PELA ESCOLA E PELA FREQUENCIA AS AULAS.
*      REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SER RESPONSÁVEL, CUIDADOSO, ORGANIZADO, AMIGO, ALEGRE, CAPRICHOSO...
*      SABER A HISTÓRIA DA SUA VIDA E DE SEU NOME.
*      DESENVOLVER A ATENÇÃO PARA A IDENTIFICAÇÃO DE PARTES DO CORPO.
*      ESTIMULAR O RACIOCÍNIO E A PERCEPÇÃO VISUAL.
*      DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO E A CRIATIVIDADE.
*      AUMENTAR E ENRIQUECER O VOCABULÁRIO.
*      IDENTIFICAR SUAS PREFERÊNCIAS EM RELAÇÃO A TUDO QUE O CERCA.
*      FORMAR PRÓPRIOS CONCEITOS ATRAVÉS DE DESCOBERTAS E EXPERIMENTAÇÕES.
*      RECONHECER A EXISTÊNCIA DE DIFERENTES FORMAS, QUANTIDADES E FUNÇÕES DAS PARTES DO NOSSO CORPO.
*      RELACIONAR QUANTIDADE E NÚMERO.
*      EXPLORAR E MANIPULAR MATERIAIS COMO: LÁPIS, PINCEL, CARVÃO, TINTA, AREIA, JORNAL, PAPEL, PAPELÃO, CHÃO, CAIXAS...

ATIVIDADES:

ü  CONTAR A HISTÓRIA ATRAVÉS DO LIVRO: BRANCA DE NEVE EM HISTÓRIAS ENCANTADAS E INTERPRETÁ-LA EM GRUPO.
ü  CONHECER E COMENTAR O SIGNIFICADO DOS NOMES, DAS CARACTERISTICAS DE CADA PERSONAGEM.
ü  MOSTRAR OS PERSONAGENS FEITOS ATRAVÉS DE CARTAZ E DEIXAR AS CRIANÇAS IDENTIFICAREM CADA UM DELES.
ü  PEDIR PARA QUE OS ALUNOS SE IDENTIFIQUEM COM ALGUM PERSONAGEM.
ü  COLAR SEU NOME DO LADO DO PERSONAGEM ESCOLHIDO E FALAR O PORQUÊ ESCOLHEU ESTE.
ü  PINTAR A CENA QUE MAIS CHAMOU ATENÇÃO EM GRUPO NAS GRAVURAS COLOCADAS NA PAREDE.
ü  O PRÍNCIPE TRARÁ UMA CAIXA COM UM TESOURO DENTRO QUE SERÁ UM ESPELHO E AS CRIANÇAS SERÃO CONVIDADAS A OLHAR ESTE TESOURO E APÓS COMENTAR.
ü  FAZER COM QUE ELES OBSERVEM SEUS PRÓPRIOS CORPOS E QUE FAÇAM COMPARAÇÕES COMO: QUEM É MAIS ALTO? QUEM É MAIS BAIXO? QUEM TEM A MESMA ALTURA? QUEM TEM CABELOS LOIROS, CASTANHOS, NEGROS? QUEM É NEGRO, MORENO, BRANCO? QUEM É MENINO OU MENINA?
ü  BRINCADEIRA ENVOLVENDO O CORPO COMO: JUNTAR TODOS QUE TEM CABELO CURTO DE UM LADO E COMPRIDO DE OUTRO, PULAR SÓ QUEM TEM OLHOS AZUIS E VERDES, CORRER OS QUE TÊM OLHOS CASTANHOS E PRETOS, MENINOS DE UM LADO, MENINAS DE OUTRO...
ü  DAR AS CRIANÇAS UMA FOLHA MIMEOGRAFADA COM UM DESENHO DE UM ROSTO NA QUAL ELES TERÃO QUE COMPLETAR COM SUAS CARACTERISTICAS ANALISADAS NAS ATIVIDADES ANTERIORES.
ü  MANDAR PARA CASA UM EXEMPLO DE FICHA NA QUAL A CRIANÇA COM A AJUDA DOS PAIS IRÁ PREENCHER DADOS DE IDENTIFICAÇÃO E DESENHARÁ O SEU AUTO-RETRATO.
ü  A BRANCA DE NEVE VISITARÁ A TURMA E PERGUNTARÁ A IDADE DE CADA CRIANÇA E DESENHARÁ EM UM PAPEL O QUAL AS CRIANÇAS TERÃO QUE FAZER BOLINHAS DE CREPOM E COLAR PARA RESIGNIFICAR A QUANTIDADE.
ü  OS ALUNOS RECEBERÃO UM DESENHO DE UM BOLO NO QUAL ELES DESENHARÃO A QUANTIDADE DE VELAS CORRESPONDENTE A IDADE DELES.
ü  A BRUXA VIRÁ VISITAR A TURMA E LEMBRARÁ O NOME DOS ANÕES AMIGOS DA BRANCA DE NEVE E PERGUNTARÁ QUAL É O NOME DELES ATRAVÉS DA MÚSICA: QUEM QUER SER AMIGO DO PEIXINHO TAMBÉM FARÁ COM QUE ELES ESCREVAM O NOME DA MANEIRA QUE ELES CONSEGUIREM BEM COLORIDO (PARA ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA  DELES DURANTE O ANO).
ü  BRINCAR COM LETRAS DO ALFABETO DE MADEIRA, RECONHECENDO AS LETRAS DO NOME PRINCIPALMENTE A PRIMEIRA MEMORIZANDO-AS.
ü  BRINCADEIRA DA DANÇA DA CADEIRA COM O NOME, CADA CADEIRA TERÁ O NOME DE UMA CRIANÇA FIXADO COM FITA, QUANDO A MÚSICA ACABAR CADA CRIANÇA PROCURA A CADEIRA COM O SEU NOME E SENTA. SERÃO TROCADAS AS CADEIRAS DE LUGAR A CADA RODADA DE MÚSICA.
ü  PULAR AMARELINHA COM O SEU NOME NO PÁTIO VERIFICANDO QUAIS AS LETRAS QUE FORMAM O NOME E MEMORIZANDO-AS.
ü  PINTAR BEM COLORIDO A AMARELINHA DO NOME FEITA EM UMA FOLHA DE OFÍCIO COM OS OBJETIVOS DO ITEM ANTERIOR.
ü  CONFECÇÃO DO MURAL COM FOTOS E NOMES DAS CRIANÇAS QUE FICARÁ EXPOSTO FACILITANDO A APRENDIZAGEM.
ü  BRINCAR DE A CANOA VIROU MEMORIZANDO OS NOMES DOS COLEGAS.
A canoa virou
Por deixar ela virar
Foi por causa da Viviane
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu salvava a Viviane
Lá do fundo do mar
ü  O ANÃO MESTRE VIRÁ VISITAR AS CRIANÇAS E CONTARÁ SUA HISTÓRIA E COMO ELE GOSTA MUITO DE MANDAR, FARÁ COM QUE AS CRIANÇAS CONHEÇAM AS PARTES DO CORPO FALANDO SOBRE ELAS, CANTARÁ COM AS CRIANÇAS A MÚSICA: CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ E BRINCARÁ DE O MESTRE MANDOU MANDANDO-OS: PULAR EM UM PÉ SÓ, ANDAR EM UMA LINHA TRAÇADA NO CHÃO, ENGATINHAR, SALTAR, VIRAR CAMBALHOTA, VESTIR E DESVESTIR-SE, PULAR ENTRE BAMBOLÊS, IMITAR ANIMAIS, ANDAR EM CURVAS, DEITAR, ROLAR...
Cabeça, ombro, joelho e pé.
Cabeça, ombro, joelho e pé.
Olhos, ouvidos, boca e nariz.
Cabeça, ombro, joelho e pé.
ü  BRINCAR DE JOÃO BOBO.
ü  BRINCAR DE MARIONETE QUE TOCARÁ NAS PARTES DO CORPO ENQUANTO ESCUTARÁ UMA MÚSICA CLÁSSICA.
ü  CANTAR E DANÇAR AS MÚSICAS POP POP, E REMEXO.
Coloque a mão para frente,
Coloque a mão para o lado,
Coloque a mão para frente,
Balança ela agora
Eu danço pop pop
Eu danço pop pop
Eu danço pop pop
Assim é bem melhor!
(Repetir com todas as partes do corpo possíveis.)
Ponha a mão na cabeça
Ponha a mão na cintura
Dá um abraço no corpo
Dá um abraço doçura
Sai sai sai Oh! Piaba Sai lá da lagoa.

ü  BRINCAR DE MORTO-VIVO.
ü  BRINCAR DE ESTÁTUA.
ü  BRINCAR DE CABRA-CEGA EM DUPLAS.
ü  O ANÃO DENGOSO VAI VIR BRINCAR COM AS CRIANÇAS DE: DÁ-ME UM ABRAÇO! OS ALUNOS DEVEM ESTAR DISTANTES UM DO OUTRO E AO SINAL ESTIPULADO PELO ANÃO OS ALUNOS DEVEM CORRER E ENCONTRAR UM AMIGO PARA ABRAÇAR. APÓS O ANÃO DENGOSO ENCINARÁ A FAZER UMA GIRAFINHA COM A MÃO E UM PEIXE COM O PÉ. PERCEBENDO O TAMANHO DE SUA MÃO E DE SEU PÉ COM ESTA IDADE.

ENCERRAMENTO DO PROJETO:
Ø  COM EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS CONFECCIONADOS ATRAVÉS DE LIVRO INDIVIDUAL.
Ø  ENCENAÇÃO TEATRAL DO CONTO, REALIZADO POR UM GRUPO DE ALUNOS PARA UMA TURMA ESCOLHIDA DA ESCOLA.
Ø  ASSISTIR AO FILME COM DIREITO A PIPOCA.

AVALIAÇÃO: COM AS ATIVIDADES PROPOSTAS OS ALUNOS PUDERAM SE PERCEBER COMO SERES EM BUSCA DO CONHECIMENTO MORAL, FÍSICO E COGNITIVO E TAMBÉM APRENDERAM A VALORIZAR AS QUALIDADES E ESCOLHAS DOS COLEGAS TENTANDO RESPEITAR A SI E AOS OUTROS. AS ATIVIDADES E AS CONVERSAS DA PROFESSORA E DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AOS SENTIMENTOS, AOS VALORES, AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA, AOS LIMITES FORAM DE GRANDE AJUDA PARA A REFLEXÃO E PARA A POSIÇÃO DE NOVAS CONDUTAS INDIVIDUAIS E DE GRUPO. NÃO PODEMOS ESQUECER QUE OS ALUNOS ESTÃO EM CONSTANTE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO POR ISSO ESSAS CONVERSAS DEVEM SER REPETIDAS E ANALISADAS CONSTANTEMENTE.

Projeto 2011

PROJETO 2011


MINHA ESCOLA SEUS CONTOS E ENCANTOS


FOCO:

Pequenos cidadãos, grandes exemplos e atitudes.


CLIENTE ALVO:

Comunidade escolar das escolas municipais de educação infantil EMEI Margaridinha e EMEI Vó Assunta.


JUSTIFICATIVA:

A casa, o lar, a família e a escola, constituem o espaço de influência mais próxima e natural da criança. É nestes ambientes onde a criança alicerça seu desenvolvimento, onde se sente segura, amada e protegida.
Por isso, a escola parte dessa realidade mais próxima do universo da criança para estabelecer as relações educativas que pretende, tecendo histórias, cantando ao vento, inventando contos, sendo exemplo, tendo atitude, promovemos educação.
Educar é, fundamentalmente, transmitir valores humanos.
O projeto visa desenvolver nos educandos hábitos e atitudes que refletem no pleno exercício da cidadania. Participar, preservar e respeitar os meios ambiente e social são responsabilidades de todos, inclusive das crianças.
Visando a formação de cidadãos atuantes e críticos, busca-se conscientizar sobre a importância de cada um na construção de uma sociedade melhor para se viver. Na relação um com o outro, a criança vivencia regras de convívio social, desenvolvendo sua autonomia e reforçando noções de responsabilidade, cooperação, solidariedade e respeito.
Através da prática no cotidiano escolar percebemos que o apelo por valores está cada vez mais constante em nosso meio na medida em que educadores, pais e até mesmo as crianças encontram-se sensivelmente afetados pela ausência de uma relação harmoniosa entre os seres humanos onde os principais valores pessoais, sociais e morais parecem não existir.
Dentro desta visão é importante trabalhar a interação na atuação de professores e alunos, despertando o senso moral na infância, sensibilizando, mobilizando e resgatando valores no cotidiano da escola, ou seja, experiências vividas no dia-a-dia da escola, construindo a identidade, autonomia e ampliação de competências, construindo na infância qualidade para novos desafios; resgatar valores morais como amor, respeito mutuo, amizade, saúde, responsabilidade, diferenças culturais, solidariedade, paz e generosidade nas crianças e nos docentes, promovendo integração entre a família, a criança e escola a fim de desenvolver vínculos afetivos, autoestima, aprendizagem e limites.
Acreditamos numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.
A escola se tornaria vazia e ineficiente se, se omitisse de resgatar certos valores “adormecidos” na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossa crianças.

SENSIBILIZAÇÃO:

Conto da história: A Margarida Friorenta.

OBJETIVOS:

• Buscar o intercâmbio entre EMEIs/família e comunidade, perante a necessidade de abordar os valores humanos e a diversidade cultural, visando desta forma integrar as crianças, suas famílias e membros da comunidade, ressaltando a importância de cada um na formação de nossa comunidade.
• Proporcionar uma educação vinculada aos valores morais como amor, respeito mutuo, amizade, saúde, responsabilidade, diferenças culturais, solidariedade, paz e generosidade.
• Conscientizar-se em relação à existência do eu e do outro.
• Valorizar o profissional, a criança e a família destacando sua importância no meio escolar.
• Formar cidadãos críticos e atuantes, preocupados com o seu bem estar e o do próximo desenvolvendo o espírito solidário, crítico e autônomo.
• Vivenciar regras de convívio social, desenvolvendo sua autonomia e identidade reforçando noções de responsabilidade, cooperação, solidariedade e respeito.
• Valorizar a escola e a cultura da criança e da região onde está inserida, destacando seus aspectos comunitários, festivos e de participação comunitária e familiar dentro da realidade e espaço escolar.
• Construir a consciência sobre o papel de cada um na sociedade e de seus direitos e deveres.
• Possibilitar a participação de todos, respeitando as individualidades e opiniões.
• Construir a autoestima, identificando-se como ser pertencente à sociedade e o respeito à diversidade.
• Incentivar uma vida mais saudável.

PROGRAMAÇÃO:

Período Atividades Responsável OBS

Janeiro Recepção das crianças e atividades de integração e sondagem.
Ornamentação salas e escola.
Construir Portfólio ao longo do ano.
Educadoras

Fevereiro EU- ESCOLA
Construção das normas de convivência por turma.
Pesquisa com os pais conhecendo a história da criança e da sua família e o meio em que vivem.
Conhecer os diferentes ambientes, profissionais da escola e a sua função.
Educadoras e direção

Março Sensibilização
Reunião pais por turmas: contar história Margarida Friorenta.
Construir normas de convivência com os pais.
Festa de Carnaval: Criar blocos e apresentar marchinhas por turma.
Trilha ecológica.
Mandar mensalmente uma mensagem para os pais, ficando uma turma responsável.
Quinta cultural - toda terceira quinta-feira do mês uma turma fica responsável por uma apresentação cultural. Educadoras e direção
Quinta cultural:
Manhã- Infantil 1A
Tarde- Jardim B Responsável mensagem final mês-
Jardim B

Abril Páscoa: Oficina - A fabrica de chocolates- Páscoa do Guru.
Filme: Fábrica de chocolates.
Trabalhar o comportamento infantil na sociedade: boas maneiras/passeios/cuidados com o meio.
Dia do Livro: Construir um livro gigante por turma.
Visita biblioteca pública.
Conto na Margariteca.
Campanha arrecadação de agasalhos.
Educadoras e direção
Quinta cultural:
Manhã- Infantil 2A
Tarde- Jardim A Ver profes dos projetos ou apoio pedagógico contar história na biblioteca pública.
Responsável mensagem final mês-
Jardim A

Maio Família: diferenças culturais-diferentes famílias.
Visita a uma família de um colega da turma.
Oficina para as mães: alongamento e relaxamento com o prof. Camillo.
Palestra sobre Primeiros Socorros.
Educadoras e direção
Secretaria da Saúde
Quinta cultural:
Manhã- Infantil 2B
Tarde- Infantil 4B Responsável mensagem final mês-
Infantil 4B

Junho Alimentação Saudável: Parceria com a nutricionista – Criar Pirâmide alimentar.
Festa Junina com a família à noite.
Caipirinhas da EMEI Margaridinha.
Educadoras e direção
Quinta cultural:
Manhã- Infantil 3A
Tarde- Infantil 4A Responsável mensagem final mês-
Infantil 4A

Julho Dia das avós na escola: com apresentação na escola por turma.
Trabalhar os cuidados e a valorização dos idosos.
Visita ao lar dos idosos: confeccionar uma lembrança para os avôs com sucata.
Palestra: “A primeira infância como alicerce para a vida futura do adulto”.
Correio da amizade.
Mural: Você mora no meu coração e hoje estou assim...
Recreio com cores.
Caminhada da Amizade.
Educadoras e direção
Quinta cultural:
Manhã- Infantil 3B
Tarde- Infantil 3A Responsável mensagem final mês-
Infantil 3B

Agosto Festival do Folclore: apresentação por turma.
Show de talentos da família.
Resgate e exposição histórico EMEI Margaridinha. Educadoras e direção
Quinta cultural:
Manhã- Infantil 4A
Tarde- Infantil 3B Responsável mensagem final mês-
Infantil 3A

Setembro Desfile 7 de setembro
Hora Cívica em respeito à pátria: apresentações por turma
Entoar hinos
Festival da primavera: exposição de obras feitas pelas crianças e pais com material reciclado.
Tradições cultura gaúcha apresentações por turma.
Visita ao CTG
Desfile da prenda e do gaúcho.
Educadoras e direção
Quinta cultural:
Manhã- Infantil 4B
Tarde- Infantil 2A Responsável mensagem final mês-
Infantil 2B

Outubro
Feira do livro e semana da criança 06 a 11.10. - Show de talentos por turma e turno/ hora do conto/atividades recreativas por turma.
Circuito da alegria com os pais e crianças-apresentação do teatro Uma viagem ao mundo dos brinquedos.
Semana do município: aniversário escola e município.
09.10- distribuir bolo no final do dia.
Homenagem professor.
Dia da água: pedágio educativo – confeccionar folders sobre a importância da preservação da água. (22.10)
Educadoras e direção
Quinta cultural:
Manhã- Jardim A
Tarde- Infantil 2B
Responsável mensagem final mês-
Infantil 2A

Novembro FESTUR
Trabalhar direitos e deveres da criança.
Piquenique.
Conhecer os pontos turísticos do município.
Noite do Pijama. Educadoras e direção
SME
Quinta cultural:
Manhã- Jardim B
Tarde- Infantil 1A Responsável mensagem final mês-
Infantil 1A

Dezembro Caminhada Natalina.
Festividade de Natal/apresentação final.
Ação solidária de Natal: Papai Noel chegou trazendo emoção e alegria e saiu levando brinquedos, roupas e alimentos doados pelos alunos.
Responsável mensagem final mês-Apoio pedagógico

CULMINÂNCIA:
Apresentação de encerramento do ano letivo aos pais e comunidade escolar.

Outros Projetos desenvolvidos na Escola

Projeto Taekwondo - CPM EMEI Margaridinha
Todas as terças-feiras de manhã para as turmas Infantil 4B, Jardim A e Jardim B.
Professor: Rodrigo

Projeto Arte & Movimento - SME
Quinzenal e contempla todas as turmas.
Professoras: Lidiane Gabriela Paes e Cristiane Löff

Projeto Informática Vivendo a Vida do lado de cá – SME
Quinzenal e contempla as turmas Jardim A, Jardim B, Infantil 4A e Infantil 4B.
Professora: Patrícia Artus

quarta-feira, 9 de março de 2011

Cuidando da Margaridinha

PROJETO MARÇO


CUIDANDO DA MARGARIDINHA



ESCOLA: EMEI MARGARIDINHA

TURMA: JARDIM A

EDUCADORA: VIVIANE SAUTHIER

PERÍODO: UM MÊS

APRESENTAÇÃO DO PROJETO: É MUITO IMPORTANTE EM UMA ESCOLA, SEUS PROFISSIONAIS ENSINAREM SEUS ALUNOS A VALORIZAR A ESCOLA, SUAS DEPENDÊNCIAS, SEUS MÓVEIS, SEUS BRINQUEDOS, SEUS LIVROS, SEUS FUNCIONÁRIOS, ENFIM, TUDO QUE É PROPORCIONADO PELA ESCOLA À COMUNIDADE ESCOLAR PARA A EDUCAÇÃO DE SEUS ALUNOS. POR ISSO ESCOLHI A HISTÓRIA MARGARIDA FRIORENTA DE FERNANDA LOPES DE ALMEIDA PARA ELABORAR ESTE PROJETO QUE INCENTIVARÁ O CUIDADO, O RESPEITO, A AJUDA, O AMOR, A PREOCUPAÇÃO AO BEM ESTAR E A SOLIDARIEDADE. E TUDO ISSO SERÁ TRAZIDO PARA A VIDA ESCOLAR E FAMILIAR DA COMUNIDADE ESCOLAR ATRAVÉS DE TRABALHOS E REUNIÕES. TENDO COMO UMA ÓTIMA SENSIBILIZAÇÃO ESTA MARAVILHOSA HISTÓRIA QUE TEM O MESMO NOME DA ESCOLA ONDE TRABALHO E ISTO FACILITARÁ A PERCEPÇÃO DA REALIDADE DE MEUS ALUNOS E DA SUA FAMÍLIA.

ESTE PROJETO SERÁ UMA CONTINUAÇÃO DO PROJETO ANTERIOR “PINTANDO O SETE COM OS SETE ANÕES” QUE ABORDOU PRINCIPALMENTE O CONHECIMENTO DOS VALORES, DE SI PRÓPRIO E DA FAMÍLIA. PORÉM O PROJETO: CUIDANDO DA MARGARIDINHA ABORDARÁ ESTES ASSUNTOS COMO AINDA O CONHECIMENTO DA ESCOLA, SUAS DEPÊNDENCIAS, SEUS FUNCIONÁRIOS, O CUIDADO QUE DEVEMOS TER COM NOSSA ESCOLA E COM NOSSOS AMIGOS APRENDENDO A AMÁ-LOS E CUIDÁ-LOS COMO DEMONSTRA A HISTÓRIA.

JUSTIFICATIVA: AS MANIFESTAÇÕES DE CARINHO, CUIDADO E AFETO DEVEM SER ALIMENTADOS DESDE A INFÂNCIA. COM ESTE INTUITO A ESCOLA EMEI MARGARIDINHA ESCOLHEU PARA A SUA SENSIBILIZAÇÃO A HISTÓRIA MARGARIDINHA FRIORENTA QUE ABORDA TAIS QUESTÕES QUE SERÃO TRABALHADAS DURANTE O ANO, COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER NAS CRIANÇAS ESTAS CARACTERÍSTICAS, FAZENDO-AS RECONHECER O BEM ESTAR QUE ELAS NOS PROPORCIONAM E ASSIM LEVANDO CONSIGO A SEMENTINHA DO BEM INCENTIVADA ATRAVÉS DESTE E DE OUTROS PROJETOS QUE SERÃO REALIZADOS.

PERSONAGENS: MARGARIDA, BORBOLETE AZUL, MARIA E O CACHORRO.

OBJETIVOS:

 SENSIBILIZAR-SE COM A HISTÓRIA.

 SABER O NOME DA ESCOLA E RELACIONAR COM A HISTÓRIA.

 PERCEBER A ESCOLA EM UM PLANO ESPACIAL.

 CONVIVER SATISFATÓRIAMENTE COM TODAS AS PESSOAS QUE TRABALHAM NA ESCOLA.

 CONHECER TODAS AS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA.

 ENTENDER A IMPORTÂNCIA QUE A ESCOLA TEM EM NOSSAS VIDAS.

 CITAR AS PESSOAS QUE TRABALHAM NA ESCOLA E SUAS FUNÇÕES.

 LOCALIZAR A ESCOLA NO BAIRRO.

 SABER IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DO REGULAMENTO DA ESCOLA.

 CITAR QUAIS SÃO AS REGRAS DA ESCOLA E DA SALA.

 CONHECER A ESCOLA COMO UM AMBIENTE ONDE TODOS TÊM ALGO A OFERECER.

 DESPERTAR O GOSTO PELA ESCOLA E PELA FREQUENCIA AS AULAS.

 REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SER RESPONSÁVEL E TER COMPROMISSOS, FIRMANDO METAS PARA O ANO LETIVO QUE ESTÁ INICIANDO.

 APRENDER OU RELEMBRAR MÚSICAS RELACIONADAS A FLORES.

A Margarida Friorenta



Fernanda Lopes de Almeida



Era uma vez uma Margarida num jardim.

Quando ficou de noite, a Margarida começou a tremer.

Aí, passou a Borboleta Azul.

A Borboleta parou de voar.

- Por que você está tremendo?

- Frio!

- Oh! É horrível ficar com frio! E logo numa noite tão escura!

A Margarida deu uma espiada na noite.

E se encolheu nas suas folhas.

A Borboleta teve uma idéia:

- Espere um pouco!

E voou para o quarto da Ana Maria.

_ Psiu! Acorde!

- AH! É você, Borboleta? Como vai?

- Eu vou bem. Mas a Margarida vai mal.

- O que é que ela tem?

- Frio, coitada!

- Então já sei o remédio. É trazer a Margarida pro meu quarto!

- Vou trazer já!

A Borboleta pediu ao cachorro Moleque:

- Você leva esse vaso pro quarto da Ana Maria?

Moleque era muito inteligente.

E levou o vaso muito bem.

Ana Maria abriu a porta para eles.

E deu um biscoito ao moleque.

A Margarida ficou na mesa de cabeceira.

Ana Maria se deitou.

Mas ouviu um barulhinho.

Era o vaso balançando.

A Margarida estava tremendo.

- Que é isso?

- Frio!

-Ainda? Então já sei! Vou arranjar um casaquinho pra você.

Ana Maria tirou o casaquinho da boneca.

Porque a boneca não estava com frio nenhum.

E vestiu o casaquinho na Margarida.

- Agora você está bem. Durma e sonhe com os anjos.

Mas quem sonhou com os anjos foi Ana Maria.

A Margarida continuou a tremer.

Ana Maria acordou com o barulhinho.

- Outra vez? Então já sei. Vou arranjar uma casa pra você!

E Ana Maria arranjou uma casa para a Margarida.

Mas quando ia adormecendo ouviu outro barulhinho.

Era a Margarida tremendo.

Então Ana Maria descobriu tudo.

Foi lá e deu um beijo na Margarida.

A Margarida parou de tremer.

E dormiram muito bem a noite toda.

No dia seguinte Ana Maria disse para a Borboleta Azul:

_ Sabe, Borboleta? O frio da Margarida não era frio de casaco não!

E a Borboleta respondeu:

_ Ah! Entendi!



MÚSICA:



% QUE FRIO ESTOU A SENTIR

QUE NEM CONSIGO DORMIR

PRECISO DE UM COBERTOR

E DE UM POUQUINHO DE AMOR %



ATIVIDADES:

• CONTAR A HISTÓRIA DA MARGARIDA FRIORENTA CONFECCIONADA COM PERSONAGENS DE TECIDO EM UM LIVRO DE PANO.

• INTERPRETAR A HISTÓRIA COM QUESTIONAMENTOS E DEPOIMENTOS DA PROFESSORA E DOS ALUNOS.

• APRENDER A CANTAR A MÚSICA DA MARGARIDA FRIORENTA.

• CONTAR A HISTÓRIA NOVAMENTE DEIXANDO QUE OS ALUNOS INVENTEM OUTRO FINAL.

• VISITAR AS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA E SEUS FUNCIONÁRIOS OBSERVANDO SEUS AFAZERES.

• DESCREVER O QUE OBSERVOU NA ESCOLA ATRAVÉS DE DESENHOS E COMENTÁRIOS.

• APRENDER A CANTAR E DRAMATIZAR A MÚSICA APARECEU A MARGARIDA.



%ONDE ESTÁ A MARGARIDA OLE OLE OLÁ%

%ELA ESTÁ NO SEU CASTELO OLE OLE OLÁ%

%EU QUERIA MUITO VE-LA OLE OLE OLÁ%

%MAS O MURO É MUITO ALTO OLE OLE OLÁ%

%VOU TIRAR ___ PEDRAS OLE OLE OLÁ%

%APARECEU A MARGARIDA OLE OLE OLÁ%



• BRINCAR DE TELEFONE SEM FIO MEMORIZANDO PALAVRAS CITADAS E APRENDIDAS DURANTE A SEMANA.

• APRENDER A CANTAR E DRAMATIZAR A MÚSICA O CRAVO BRIGOU COM A ROSA.



%O CRAVO BRIGOU COM A ROSA

DEBAIXO DE UMA SACADA

O CRAVO SAIU FERIDO

E A ROSA DESPEDAÇADA

O CRAVO FICOU DOENTE

A ROSA FOI VISITAR

O CRAVO TEVE UM DESMAIO

E A ROSA POI-SE A CHORAR%



• CONTAR A HISTÓRIA: A LENDA DAS FLORES DE AUTOR DESCONHECIDO ATRAVÉS DE FANTOCHES.

A LENDA DAS FLORES



UM DIA DEUS DISSE:

-ESTE MUNDO PRECISA UM COLORIDO ESPECIAL.

ENTÃO ELE CRIOU AS FLORES E CONCEDEU A ELAS UM PEDIDO.

O PRIMEIRO A FAZER O PEDIDO FOI O LÍRIO DO MATO.

O CRIADOR FALOU:

-PODES PEDIR A GRAÇA QUE QUISERES.

-QUERO SER TÃO FORTE COMO O FERRO E A PEDRA.

-POIS ASSIM SERÁ FEITO, DISSE O SENHOR.

EM SEGUIDA VEIO O LÍRIO AZUL PEDIR SUA GRAÇA.

-SENHOR, QUERO DAR FLORES PEFUMADAS PARA PERFUMAR O AR.

-ASSIM SEJA RESPONDEU O CRIADOR.

-E TU? PERGUNTOU O CRIADOR A PAPOULA.

-QUERO TER VIDA LONGA SENHOR.

VEIO DEPOIS A ROSA COR DE ROSA.

-QUERO SER A POESIA SENHOR. QUERO ENFEITAR AS CASAS E JARDINS.

DEPOIS VEIO A ROSA VERMELHA.

-SENHOR DESEJO TER UMA COR QUE TRANSMITA AMOR.

E ASSIM O FEZ.

DEPOIS VEIO A AZALÉIA E PEDIU ESTAR SEMPRE FLORIDA.

E O CRIADOR ATENDEU SEU PEDIDO TAMBÉM.

ENTÃO APARECEU A MARGARIDA.

E DISSE:

-SENHOR GOSTARIA DE TRANSMITIR A HUMANIDADE MUITA PAZ.

O CRIADOR ENTÃO A DEIXOU BEM BRANQUINHA NA COR QUE TRANSMITE A PAZ.



• PINTAR COM TINTA UM DESENHO DA ESCOLA FEITO EM PAPEL PARDO RETRATANDO CORES, CARACTERÍSTICAS, ESPAÇO, BRINQUEDOS...

• CONFECCIONAR A MASCOTE MARGARIDINHA QUE TERÁ O SLOGAN: QUEM AMA CUIDA!

• CONTAR A HISTÓRIA: ACONTECEU COM MARGARIDA DE AUTOR DESCONHECIDO ATRAVÉS DE UM LIVRO CONFECCIONADO COM SUCATA.



ACONTECEU COM MARGARIDA



RAYSA SAIU CEDO DE SUA CASA. ELA ESTAVA DECIDIDA A PLANTAR UMA SEMENTINHA EM SEU JARDIM. RAYSA FOFOU ATERRA, ADUBOU-A, CAVOU UM BURAQUINHO E, COM CARINHO COLOCOU A SEMENTINHA NA TERRA.

A SEMENTINHA DE RAYSA FICOU QUENTINHA NA TERRA. DORMINDO... DORMINDO. A TERRA ESTAVA MUITO GOSTOSA! ALI A SEMENTINHA SENTIA-SE PROTEGIDA.

UM DIA, QUANDO A MANHÃ CHEGOU DE MANSINHO, A SEMENTINHA DE RAYSA ACORDOU. HAVIA UM CALORZINHO GOSTOSO AQUECENDO A TERRA. ERA O SOL QUE VIERA SAUDAR NOSSA AMIGUINHA...

LOGO DEPOIS A CHUVA CHEGOU FININHA. SUAS GOTINHAS PENETRARAM NA TERRA FOFINHA E REFRESCARAM A SEMENTINHA.

A SEMENTINHA FICOU MUITO CONTENTE E DESPERTOU DE UM GOSTOSO COCHILO, ERGUENDO UM BRACINHO...

A NOITE SEMPRE VINHA DEIXAR A SEMENTINHA MAIS FELIZ! A LUA PRATEADA ILUMINAVA O CÉU E AGUARDAVA ANSIOSAMENTE PARA CONHECER A SUA NOVA AMIGA SEMENTINHA...

A SEMENTINHA ESTAVA CURIOSA PARA VER O MUNDO LÁ FORA. PARECIA SER MUITO BONITO.

ENTÃO, ELA ESTICOU COM TODA FORÇA SEU BRACINHO E ALCANÇOU O ORVALHO FRESQUINHO QUE CAÍRA SOBRE A GRAMA. AS ESTRELINHAS SAUDARAM-NA PISCANDO... PISCANDO...

E ASSIM A CADA DIA QUE PASSAVA, A PLANTINHA CRESCIA MAIS. SEU CAULE FIRME COMEÇAVA A SUSTENTAR AS SUAS FOLHAS VERDES E SUAS RAÍZES PROFUNDAS ALIMENTAVAM A PLANTINHA FIRMANDO-A NO CHÃO. A PLANTINHA NUNCA SE SENTIU SOZINHA PORQUE OS ANIMAIZINHOS DO JARDIM DE RAYSA, ALEGRES E SATISFEITOS VINHAM SEMPRE VISITÁ-LA.

TODOS OS DIAS, RAYSA TAMBÉM VINHA VISITÁ-LA. A PLANTINHA GOSTAVA DO CARINHO DE RAYSA E DA ÁGUA FRESQUINHA QUE ELA TRAZIA EM SEU REGADOR. NEM SEMPRE A CHUVA CAIA E A PLANTINHA SENTIA MUITA SEDE.

UM DIA, UM BOTÃO SURGIU NO ALTO DO CAULE DA PLANTINHA...

O QUE VIRIA ENTÃO?

ENTÃO...

“APARECEU A MARGARIDA OLE, OLE, OLÁ...”

SURGE MAGESTOSA A LINDA MARGARIDA QUE SAÚDA A NATUREZA. ELA CHEGOU PARA EMBELEZAR O JARDIM DE RAYSA.

RAYSA ESTÁ MUITO FELIZ!





• PREPARAR TERRA EM UMA FLOREIRA PARA PLANTAR SEMENTES DE MARGARIDAS.

• CONFECCIONAR MARGARIDAS COM COPOS DE PLÁSTICO PARA BOTAR EM UM VASO FALANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA UNIÃO DE JUNTAR AS FLORES.

• CONTAR NOVAMENTE A HISTÓRIA MARGARIDA FRIORENTA USANDO AGORA BONECOS E OBJETOS.

• FAZER UMA PINTURA COLETIVA SOBRE A HISTÓRIA USANDO GIZ DE CERA.

• APRENDER A CANTAR E DRAMATIZAR A MÚSICA ALECRIM.



%ALECRIM, ALECRIM DOURADO

QUE NASCEU NO CAMPO

SEM SER SEMEADO

FOI MEU AMOR

QUEM ME DISSE ASSIM

QUE A FLOR DO CAMPO

É O ALECRIM%



• PINTAR UMA FLOR MARGARIDA MIMEOGRAFADA ESCREVENDO SEU NOME NO MIOLO.

• RECEBER UM DESENHO XEROCADO DA MARGARIDA E DE SUAS ROUPAS ENTÃO PINTAR, RECORTAR E BRINCAR DE COLOCAR ROUPA NA FLOR COLANDO A ROUPA ESCOLHIDA.

• GINÁSTICA HISTÓRIADA DRAMATIZANDO O CRESCIMENTO DE UMA PLANTA.

• ASSISTIR A SLIDS NO COMPUTADOR COM DESENHOS QUE REPRESENTEM AS AÇÕES POSITIVAS QUE DEVEMOS TER NA ESCOLA E AS NEGATIVAS QUE NÃO DEVEMOS TER.

• PINTAR OS DESENHOS CORRESPONDENTES AOS SLIDS ASSISTIDOS ANTERIORMENTE USANDO DA TÉCNICA PINTURA NA PAREDE COM TROCAS.

• OBSERVAR UMA MARGARIDA DE VERDADE SUAS PÉTALAS, CORES, CAULE... E COMPARÁ-LA COM A BELEZA DA ESCOLA REFLETINDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS DUAS EM NOSSAS VIDAS.

• MONTAR UM QUEBRA CABEÇA DE MARGARIDA QUE CONTÊM PALAVRAS DE BONS SENTIMENTOS COMO AMOR, PAZ, AMIZADE, COLEGUISMO, AJUDA... QUE ACABAM COM O FRIO DO NOSSO CORPO.

• PARTICIPAR DE UM DITADO HISTORIADO.

• CONTAR A HISTÓRIA DE UM LIVRO: APRENDA SOBRE OS NÚMEROS RELACIONANDO COM A QUANTIDADE DE PERSONAGENS DA HISTÓRIA DA MARGARIDA FRIORENTA.

• TRABALHAR DE DIVERSAS MANEIRAS O NÚMERO QUATRO. (VER CADERNO DE ATIVIDADES).

• RELEMBRAR O FINAL DA HISTÓRIA DA MARGARIDA FRIORENTA E COMENTAR SOBRE O QUE SIGNIFICA UM BEIJO.

• CONTAR A HISTÓRIA: O BEIJO DE VALÉRIE D’HEUR.

• DAR BEIJO NO COLEGA AO LADO.

• LEVAR CARTÕES MARCADOS COM BEIJO DE BATOM A TODOS OS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA.

• APRESENTAR A HISTÓRIA PARA ALGUMA SALA ESCOLHIDA.

• ATIVIDADES FÍSICAS ENVOLVENDO O PROJETO COMO TAMBÉM EXPLORANDO MOVIMENTOS COM O CORPO. PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM AQUECIMENTO, ALONGAMENTO, FORMAÇÃO CORPORAL, SESSÃO DESPORTIVA E VOLTA A CALMA.



ENCERRAMENTO DO PROJETO:

 ENCENAÇÃO TEATRAL DO CONTO TRABALHADO PARA UMA TURMA OU PARA A REUNIÃO DOS PAIS.



AVALIAÇÃO: ESTE PROJETO SERVIRÁ DE ENRIQUECIMENTO PARA O REFORÇO DAS QUESTÕES TRATADAS ANTERIORMENTE SOBRE VALORES E CONHECIMENTO PRÓPRIO E DO COLEGA. OS ALUNOS APRENDERÃO A VALORIZAR A ESCOLA, SEUS MATERIAIS E TUDO QUE É DISPONIBILIZADO A ELES PARA QUE TENHAM UM BOM DESENVOLVIMENTO MOTOR, COGNITIVO E AFETIVO. SERÁ DE GRANDE IMPORTÂNCIA A INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA MARGARIDINHA FRIORENTA, POIS SERÃO TRAZIDOS ASSUNTOS RELACIONADOS AO SEU DIA-A-DIA FAZENDO-OS REFLETIR SOBRE AS QUESTÕES ABORDADAS PELO PROFESSOR E POR ELES ALÉM DE AUMENTAR OS CONHECIMENTOS ATÉ AGORA ADQUIRIDOS.