segunda-feira, 9 de agosto de 2010

FILOSOFIA DA ESCOLA:

AMAR, EDUCAR E CUIDAR.

Projeto 2010







“ Pequeno reino, muitas histórias, grandes valores”



FOCO:



Nós e o mundo: aprendendo a viver, conviver e a conhecer.



CLIENTE ALVO:



Comunidade escolar das escolas municipais de educação infantil EMEI Margaridinha e EMEI Vó Assunta.



JUSTIFICATIVA:



Considerando o contexto social e cultural em que nossos educandos e suas respectivas famílias e nossos educadores estão inseridos, bem como a busca contínua da construção de uma sociedade mais democrática, crítica e pluralista, faz-se necessário que entidade e família trabalhem em conjunto em prol do desenvolvimento integral da criança.

O projeto tem por finalidade buscar o intercâmbio entre escola/família/comunidade, abordando os diferentes contextos familiares, valores humanos como éticos morais e sociais e a diversidade cultural, a educação para a preservação do meio e a educação para as novas tecnologias e a mídia, porque tecnologia-mídia-educação deve ser um conjunto de propostas e preocupações voltadas ao fato de as crianças poderem ser educadas para fazer uma leitura crítica com relação ao seu uso, sabendo usa-las a favor, não deixando se influenciar por ela, não deixando de lado o seu tempo de infância que é sinônimo de brincadeiras.

Perante a necessidade de se levar ao âmbito escolar a discussão sobre valores humanos, direitos e deveres do cidadão, a preservação do meio e a excessiva interferência tecnológica e midiática buscarão favorecer no âmbito escolar, através de atividades lúdicas, formas prazerosas de alunos, pais e educadores interagirem no processo educativo, pois acreditamos que através deste projeto poderemos atingir os mais elevados ideais de uma educação libertadora, transformadora de valores preestabelecidos e comprometidos com a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade em que estão inseridos.



SENSIBILIZAÇÃO:



Teatro O Mágico de Oz – educadoras fazem o teatro

Palestra com Jorge Trevisol – para os pais



OBJETIVOS:



• Buscar a integração entre EMEIs/família e comunidade, perante a necessidade de abordar os valores humanos e a diversidade cultural e racial, enfocando a não discriminação, visando desta forma integrar as crianças, suas famílias e membros da comunidade a um resgate histórico ressaltando a importância de cada um na formação de nossa comunidade.

• Valorizar os diferentes modelos de famílias, seus costumes e valores.

• Respeitar as diversidades culturais, os diferentes contextos familiares e a desigualdade social atribuindo-lhes sentido de inclusão e não de exclusão no meio escolar.

• Proporcionar uma educação vinculada aos valores humanos.

• Conscientizar a comunidade escolar da importância dos valores morais, éticos, sociais e culturais perante o mundo.

• Reconhecer a importância da participação de todos na educação da criança e para a formação da comunidade/grupo escolar, identificando formas de participação para incentivar a esse compromisso.

• Utilizar adequadamente os recursos que a escola oferece, compreendendo a importância da preservação do meio.

• Construir a auto-estima e autoconhecimento.

• Estabelecer um equilíbrio sobre a influência exercida pelos meios de comunicação e a excessiva interferência midiática, relacionando-os com o nosso cotidiano, usando-as a nosso favor como plataforma de intercâmbios.

• Estimular a comunidade escolar a preservar e reciclar materiais na escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participam de forma ativa na recuperação do meio ambiente.















PROGRAMAÇÃO:





Período Atividades Responsável OBS

Janeiro Recepção das crianças e atividades de integração e sondagem. Educadoras

Fevereiro Construção das normas de convivência por turma e expor através de banner.

Pesquisa entrevista com os pais sobre conhecendo a história da criança e da sua família e o meio em que vivem.

Coleta seletiva de lixo na sala.

Festa de carnaval. Educadoras e direção Vamos abraçar o mundinho

Março Sensibilização

Enviar questionário para os pais sobre o que gostariam/sugestões de atividades que os envolvessem.

Reunião pais por turmas.

Criar um logo do projeto.

Construir normas de convivência com os pais.

Visita a usina de reciclagem.

Páscoa/gincana/valores Educadoras e direção Vamos abraçar o mundinho

Abril Páscoa/gincana/valores

Trabalhar o comportamento infantil na sociedade: boas maneiras/passeios/cuidados com o meio.

Fazer projeto e enviar a câmara de vereadores para fazer a reciclagem no município.

Dia do Livro: Trazer uma escritora infantil.

Educadoras e direção O mundinho

Maio Roda de conversa para as mães com mediador – assunto: limites/comprometimento; relação/família/escola/criança e família.

Oferecer oficinas às mães.

Trabalhar a história Se as coisas fossem mães (valores)

Valorização familiar: trabalhar diferentes estruturas familiares e o seu meio. Educadoras e direção As familias do mundinho

Junho Continuar trabalhando a valorização familiar focando as diferentes etnias e culturas.

Arrecadar material de sucata.

Construir um espantalho, com sucata, que represente o cuidar do meio.

Início da Copa do Mundo dia 15.06

Festa de São João com os pais

Arrecadação de roupas e agasalhos Educadoras e direção As familias do mundinho

Julho Copa

Dia das avós na escola: com apresentação na escola por turma.

Trabalhar os cuidados e a valorização dos idosos.

Visita ao lar dos idosos: confeccionar uma lembrança para os avós com sucata.

Convidar um avô para contar uma história.

Construir um herbanário na escola. Educadoras e direção Um mundinho para todos

Agosto Confeccionar instrumentos musicais com sucata.

Trabalhar folclore/mitos e culturas.

Torneio para os pais.

Crianças torcidas organizada por turma.

Confeccionar camiseta por turma para os pais e crianças usarem no torneio.

Apresentação homenagem aos pais. Educadoras e direção Os animais do mundinho

Setembro Desfile 7 de setembro

Hora Cívica em respeito à pátria: apresentações por turma

Entoar hinos

Tradições cultura gaúcha apresentações por turma.

Visita ao CTG

Dia da árvore: distribuir mudas de árvores. Educadoras e direção O transito no mundinho

Outubro Meios de comunicação e a influência da mídia.

Dia das crianças: confecção de brinquedos com sucatas.

Feira do Livro: Hora do conto/atividades recreativas por turma (utilizar algum jogo construído com sucata).

Recreação crianças e pais nas turmas

Semana do município.

Visita ao Zoo

Dia da água: pedágio educativo – confeccionar folderes sobre a importância da preservação da água. (22.10) Educadoras e direção O mundinho azul

Novembro Trabalhar direitos e deveres da criança

Caminhada ecológica sobre a preservação do meio

Trilha ecológica.

Educadoras e direção O mundinho azul

Dezembro Ação solidária de Natal: pegar uma carta no correio e presentear uma criança.

Campanha arrecadação de brinquedos.

Caminhada Natalina.

Festividade de Natal/apresentação final. Um mundinho de paz



Outros Projetos desenvolvidos nas EMEI’s



Projeto Taekwondo



Na EMEI Margaridinha

Professor responsável: Edmar Camillo

Realiza-se uma vez por semana, nas quartas feiras no turno da tarde, nas turmas Infantil 5 e 4B





CULMINÂNCIA:

Exposição em forma de livro gigante, por turma, dos trabalhos da coleção Mundinho



Apresentação de encerramento do ano letivo aos pais e comunidade escolar